Descubra | Importância de um arquiteto na obra

Qual a importância da arquitetura?

O arquiteto lida diretamente com a formação das cidades e com as construções, o que impacta na vida de toda a sociedade, por isso, ressalta-se a importância da arquitetura para garantir a segurança, a convivência, o conforto e a mobilidade.  

A importância da arquitetura é unânime, uma vez que as pessoas precisam de lugar para morar, para se alimentar, para trabalhar, para realizar vendas, eventos. Todos esses locais precisam ser construídos, acompanhados e fiscalizados da maneira correta para assegurar a sua integridade. Dessa forma, zelar por uma boa arquitetura é garantir qualidade estrutural das obras.

O papel do arquiteto é pensar na obra do início ao fim para fazer um projeto que se adeque às suas necessidades. Todas as etapas são pensadas e analisadas para que, ao final, tudo saia como planejado. Aqui se encontra a importância da arquitetura: prezar por todos os aspectos socioambientais na elaboração do projeto, levando em consideração as pessoas que habitarão ou trabalharão no local, como o edifício interferirá na cidade, como ele pode funcionar de forma mais sustentável, funcional e eficaz. 

A importância da arquitetura vai além do estrutural, pois o papel do arquiteto é, também, pensar na estética do edifício. Nesse sentido, cria-se o conceito para que a arquitetura do local reflita a característica estética da época e as demandas do cliente. Com o objetivo de, sempre, valorizar e preservar os recursos, a arquitetura carrega uma responsabilidade coletiva. Isso porque a produção do espaço arquitetônico é um processo histórico ligado a condições e influências sociais, econômicas, culturais e ambientais do local.

Atualmente, a importância da arquitetura passou a impactar, até mesmo, na qualidade de vida das pessoas. A urbanização das cidades cresceu tanto a ponto de determinar a aglomeração de diferentes cidades, criando áreas periféricas. Consequentemente, a população urbana das regiões menos desenvolvidas começou a ficar maior do que a população urbana das regiões mais desenvolvidas.

Com a crescente população, o planejamento, que é o papel do arquiteto, passou a não acompanhar essa “rápida” necessidade de expansão imobiliária, o que resultou em um alto índice de moradias inadequadas, sem infraestrutura e sem qualidade. Desse modo podemos perceber, mais uma vez, a importância da arquitetura, pois uma obra fiscalizada está livre de possíveis desabamentos, infiltrações, enchentes, falta de iluminação, entre outros malefícios que podem impactar diretamente na vida das pessoas. 

A importância da arquitetura é bem maior do que se possa imaginar. Embora as pessoas pensem que se trate apenas do projeto, fiscalização, autorização da obra, é bem mais do que isso. Um bom projeto e um bom planejamento garantem o bem-estar, a saúde e, principalmente, a segurança.

Qual o papel do arquiteto?

A arquitetura engloba diversas áreas, como magistério, consultoria, perícia e execução de obras. Além disso, o papel do arquiteto também é elaborar e gerenciar os projetos de instalação elétrica, hidráulica, esgoto, gás, estrutura e paisagismo. A importância da arquitetura conta também com responsabilidades, como o cumprimento das exigências legais, o perfeito funcionamento das instalações e a solidez da construção

O principal papel do arquiteto é desenvolver um projeto capaz de suprir as necessidades espaciais e pessoais do cliente. É esse profissional quem acompanha a obra do início ao fim e garante que ela seja bem executada, instruindo o mestre de obras para que tudo saia de acordo com o planejado. 

A importância da arquitetura está, também, em manejar os custos, os materiais, a contratação da mão de obra, a logística, o relacionamento com os fornecedores e com o cliente. É ele quem tem um panorama completo da obra e tem autonomia para solucionar os possíveis problemas, atendendo às expectativas dos contratantes.

A diferença entre arquitetura e design de interiores

A arquitetura e o design de interiores são complementares, por isso, muitos profissionais, às vezes, formam-se em arquitetura e se especializam em design. A importância da arquitetura está em lidar diretamente com a parte estrutural e burocrática da obra, realizando o projeto e cuidando do seu desenvolvimento do início ao fim. Os arquitetos são responsáveis diretamente pela segurança das pessoas que habitarão ou frequentarão aquele local.

Já o design de interiores cuida, apenas, da parte final da obra, do seu acabamento. Ele fica responsável pela estética, pela otimização do espaço, ambientação e tudo o que diz respeito ao conforto e ao bem-estar. 

Por isso, para garantir que uma obra esteja completa e atenda a todos os requisitos necessários, como as leis, o mais indicado é que se contrate um serviço de arquitetura e de design de interiores. Eles ficarão responsáveis por tudo, garantindo-se excelência e qualidade nos seus serviços do inicio ao fim. 

Escritório de arquitetura e design de interiores – Camila Pezzin

Desde de 2010 no mercado, Camila Pezzin é formada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em design de interiores e especialista em iluminação. 

Iniciou sua carreira ainda na faculdade, quando teve a oportunidade de trabalhar ao lado de arquitetos e designers renomados do estado do Espírito Santo. Além disso, compôs o time da construtora Ecasa Brasil, empresa focada em obras sustentáveis.

Especialista em projetos de arquitetura residencial, comercial, design de interiores e iluminação, preza sempre pela qualidade dos seus serviços, buscando garantir a satisfação dos clientes.

Para conhecer mais, visite o site https://www.camilapezzin.com.br! Para solicitar orçamentos e sanar dúvidas, contate-nos pelos telefones (27)30737166 / 998460188 ou por e-mail: camila.pezzin@gmail.com

Deixe um comentário